top of page
74 º

Recordar também é viver

Tema : 25 anos de carreira !
       As minhas bodas de prata profissionais
       13 - 12 - 2015 

Foi há 1 ano atrás que celebrei as minhas bodas de prata profissionais , no meio dos que me são próximos e principalmente na companhia de imensas clientes que me seguem e acompanham profissionalmente .

 

Eu costumo dizer que estas senhoras estão a fazer esta viagem profissional comigo até Deus querer !

 

Para mim , é fundamental : A pessoa que organiza a festa , estar condignamente vestida , a decoração tem que ser especial , os convidados têm que estar bem arranjados , as mesas com algum requinte e glamour , tem que se comer bem , ter mulheres bonitas , claro boa disposição , ser divertido e boa música .


Tenho a certeza que consegui reunir todos estes ingredientes na minha festa !


Recebi os meus convidados à hora combinada e debaixo de um nervoso miudinho quis estar vestido como os nobres no séc . XVIII . Tive como convidados de honra os Senhores Embaixadores Americanos em Portugal ( Kim Sawyer e Robert Sherman ) , que muito honraram a minha , posso – vos dizer , elegante , divertida e badalada festa .


Numa altura em que se vê imensos eventos , em que acontecem imensas festas , quero aqui chamar a atenção que é fundamental o anfitrião dar magia à festa através da simplicidade e do requinte .


Lembro – me como se fosse hoje : Saí do restaurante , já passava das 5 da manhã e com a certeza que tinha corrido tudo como eu perspectivei . RI , CHOREI E DANCEI e quando estes três adjectivos se juntam é sinal de que a festa foi um sucesso .


As festas são para serem vividas e festejadas para mais tarde recordar !

Hoje em jeito de crónica quis recordar a minha emotiva e elegante festa dos meus 25 anos de carreira , bodas de prata profissionais .


Convido – vos a rever para quem já viu a festa !

 

E para quem nunca viu estas imagens , vale a pena ver !

 

ENTRE E VEJA EM: WWW.DUARTEMENEZES.COM/LAVIEENROSEBODASDEPRATAPROFISSIONAIS

 

E assim me despeço ,

 

Uma boa semana para todos ,

 

Duarte de Lemos e Menezes

 

 

Algumas das imagens que servem de ilustração para as postagens do site e do Blog do  SR. Duarte Menezes não são de nossa autoria. Caso alguma delas seja sua e você desejar a remoção , fale conosco!

 

73 º

Tema:

 

Quando se “tropeça” na fome

 

 

e se dá de caras com o sofrimento !

Quando se “tropeça” na fome e se dá de caras com o sofrimento !

 

Numa altura da vida em que se assiste a grandes mudanças e transformações no panorama politico nacional , importa lembrar aos responsáveis e a quem tem que tomar decisões mais do que nunca se lembrarem dos mais desfavorecidos .

A vida está difícil para todos , mas com total certeza , mais difícil está para os que não têm um lar, família e nem que comer . Nesta quadra de natal , inconscientemente por norma o ser humano fica mais solidário . Infelizmente , grande parte das pessoas é só nesta quadra , pois a ajuda aos mais desfavorecidos deveria de ser o ano todo.

Estou a escrever esta crónica sobre os mais desfavorecidos porque ontem à tarde , depois ter estado a trabalhar até às 16 horas , dirigi – me ao Campo de Ourique para acabar de comprar os meus presentes de natal . Apercebo – me que sentada no banco do jardim em frente ao cemitério dos prazeres estava uma mulher com 5 filhos , acabada de ser despejada por não ter pago a renda da casa , uma situação verdadeiramente dramática !

 

Encontravam –se duas senhoras a ouvir a sua história e a tentarem dar o apoio possível , aproximei – me e fiquei a par da situação , mediante conversa … com a própria mulher e as duas senhoras que ali se encontravam sendo uma delas , por coincidência, assistente social.

A história é muito longa … e não cabe aqui nesta crónica , mas quero resumir dizendo que a assistente social que se encontrava no local arranjou abrigo temporário para aquela Mãe e os seus filhos .

 

Da minha parte , apenas quero dizer que apercebi – me, depois da conversa com as crianças que nada tinham comido durante o dia todo e estávamos perto das 17h e 30mn . Posto isso juntamente com as outras duas senhoras dirigi – me ao supermercado ,relativamente perto , e vi o que há muito tempo não via que era pessoas comerem cheias de vontade e com total satisfação .

 

Não me quero alongar sobre esta história , que espero que tenha um final feliz !

A dada altura e quando estávamos à porta do supermercado , juntaram – se mais umas mulheres , onde cada uma dizia o que se devia de se fazer quando a situação estava a ser encaminhada pela dita assistente social . Ouvi da parte de duas mulheres a seguinte frase :

- “ Isto é um caso em que temos que pedir a Deus através da oração que os ajude “

 

Respondi da seguinte forma :

 

- “ Minhas senhoras nesta situação o mais urgente é abrir a carteira e dar de comer, pois este acto vale mais do que mil palavras bonitas e dez Pais Nossos . “ Já dizia Madre Teresa de Calcutá, hoje penso que já é santa nos altares da igrejas católicas :

- “ Tem mais valor as mãos que ajudam dos que os lábios que rezam .“

 

Até sou católico e acho que através da oração se consegue paz e por vezes as nossas preces são atendidas . Vim para casa ,debaixo de lágrimas , pensando em toda a situação … que acabara de assistir… Não podia ficar indiferente , nem de bem comigo próprio se não actuasse… Cheguei a casa , abracei – me aos meus cães e aí sim, pedi a Deus que ajudasse essa mesma família , bem como as pessoas que passam fome e que não têm um lar .

 

Mais à noite fui jantar com um amigo meu , na zona do Chiado , em Lisboa e foi o tema da nossa conversa, pois infelizmente existem muitas situações idênticas a esta .

 

É imperativo ser – se generoso nos dias que correm !

 

Graças a Deus , conheço variadíssimas pessoas que através do voluntariado , e o apoio social que prestam a várias instituições conseguem atenuar o sofrimento de quem se encontra numa situação precária .

Quero aqui prestar a minha homenagem ao banco alimentar , superiormente dirigido pela Isabel Jonet que através do seu trabalho , bem como dos milhares de voluntários e da generosidade dos portugueses conseguem "matar" a fome a muitas pessoas e eu sei o que escrevo pois conheço várias senhoras que trabalham a titulo voluntário nesta instituição .

 

O natal , como alguém um dia disse deveria de ser todos os dias .

A generosidade e a ajuda não cabe e não pode caber apenas numa noite , mas sim a longo de uma vida .

 

Como disse não quis entrar em grandes detalhes sobre a situação … mas penso que quem está a ler estas linhas faz uma pequena ideia da “tragédia” que ali se encontrava .

 

Vivo do meu trabalho , é a única forma de rendimento que tenho , mas quando existe boa vontade não custa ajudar . Quis compartilhar esta história em forma de crónica , para chamar a atenção que ao virar da esquina existe sempre alguém que precisa de ajuda e existem várias formas de ajudar , mas principalmente a melhor ajuda é dada com as mãos e não com os lábios .

 

Acredito , cegamente , que existe algo para além desta vida e seguramente o que aqui “plantamos”de bom advém da nossa personalidade, generosidade e formação .

 

Não se esqueça , nunca , de serem solidários !

 

Uma boa semana ,

 

E assim me despeço ,

 

Duarte de Lemos e Menezes

 

Algumas das imagens que servem de ilustração para as postagens do site e do Blog do  SR. Duarte Menezes não são de nossa autoria. Caso alguma delas seja sua e você desejar a remoção , fale conosco!

 

Anchor 72

Tema:

 

Homossexualidade

 

no

masculino

Introdução 

Hoje na minha habitual crónica semanal para o meu web site  fui " rebuscar " o que escrevi há cerca de um ano atrás sobre a homossexualidade no masculino .

Fiz ligeiras alterações a esta antiga crónica . Acho o tema tão actual que resolvi mais uma vez voltar a ele e partilhar com todos vós .

Numa fase da vida em que tanto se fala de homossexualidade e em que vejo pessoas dirigirem-se a homossexuais utilizando termos como ‘bicha’ etc., etc., vou partilhar convosco aquilo que sinto acerca deste assunto. Vou falar-vos sobre homossexualidade masculina e o preconceito que existe à volta dela.

 

Para mim falar sobre homossexualidade é uma coisa fácil e bastante simples. Acredito no amor entre pessoas do mesmo sexo. Acredito na amizade entre dois homens que tenham uma relação. Acredito no amor, na verdadeira paixão entre duas pessoas do sexo masculino.

 

Começo por dizer-vos que os meus amigos homossexuais são muito poucos. São homens bem sucedidos profissionalmente, com carreiras brilhantes nas mais variadas áreas, de bem com a vida e muito próximos dos seus familiares. Eu e os meus amigos homossexuais somos pessoas muito bem estruturadas emocionalmente e muito bem resolvidas como seres humanos. Considero-me bem resolvido a nível sentimental. Não frequento bares gay há 15 anos, não por preconceito mas porque não faz o meu género, nem dos meus amigos. Claro que ocasionalmente até posso ir beber um copo com um grupo de amigos , mas isso não faz de mim um frequentador assíduo .

 

É claro que, devido a algumas profissões, ganhamos alguns tiques por lidarmos com tantas mulheres. No meu caso, parte de mim é um reflexo destes 25 anos a lidar com mulheres elegantes, sofisticadas e femininas. Através do contacto diário com as minhas clientes ganhei muitos hábitos e tiques femininos, que agora fazem parte da minha personalidade exterior que com o passar dos anos se tornaram hábitos sofisticados e uma linguagem verbal muito própria a nível do som .

 

No meu caso em particular,  nunca tive problema de espécie alguma, tanto a nível profissional como familiar. Nunca fui discriminado e digo-vos que jamais me perturba ou incomoda certos “piropos” (vou usar este termo pois certas pessoas mal formadas já me dirigiram comentários desagradáveis na rua pela forma sofisticada com que me apresento sempre, em qualquer das circunstâncias) que são muito frequentes num país onde a maioria dos homens tem ainda uma mente muito pequena.

 

Também penso que todos os homens heterossexuais deveriam ter um amigo gay para desenvolverem os seus afectos, sentimentos , sensibilidade e gosto para com as coisas do lar. Por norma os homossexuais estão sempre a par da actualidade e das tendências da moda, pois são seres mais sensíveis por natureza. Eu tenho dois amigos heterossexuais, solteiros, que muitas vezes me telefonam para ir até casa deles dar um jeito a nível de decoração, bem como aconselhar sobre que roupas devem usar. O Diogo e o Manel são dois homens lindos que ainda não encontraram as mulheres dos seus sonhos.

 

EU TENHO A CERTEZA QUE UM CERTO TIPO DE HOMOSSEXUAIS TROUXERAM GLAMOUR E REQUINTE AO MUNDO DOS HETEROSSEXUAIS

 

Felizes são as mulheres que têm verdadeiros amigos homossexuais, pois os homossexuais quando estruturados emocionalmente são os melhores amigos de qualquer mulher. Na solidão, no divórcio, na perca de um familiar, nas confidências, etc., etc., etc. Não gosto de homossexuais homofóbicos.  Não gosto de ouvir homossexuais dizer que as mulheres são dispensáveis na vida ou que têm um papel secundário na sociedade. Tal como não acredito na bissexualidade masculina. Para mim, ou se é ou não se é. Existem muitos homossexuais que, por discriminação familiar profissional e social, tendem a disfarçar a sua orientação sexual, vestindo e comunicando duma forma pouco natural. Percebo e respeito pois ainda existem vários sectores da sociedade que não aceitam a união entre dois homens.

 

SER UM HOMEM HOMOSSEXUAL NÃO SIGNIFICA SER MELHOR OU PIOR QUE UM HOMEM HETEROSSEXUAL, É APENAS UMA CARACTERISTICA QUE OS DIFERENCIA .

 

Quanto à parte do casamento e da adopção, respeito e concordo pois conheci um caso no passado de dois amigos meus que viveram 14 anos juntos. No dia da morte de um deles, os familiares que os rejeitaram toda a vida vieram buscar os seus bens e o seu companheiro a nada teve direito. Por questão de sigilo não refiro nomes.

 

Não concordo com as manifestações que existem de apoio à causa gay, tipo marchas, paradas, etc. Nunca fui nem nunca irei a alguma pois, na minha óptica, muitos homossexuais participam neste tipo de iniciativas apenas por exibicionismo. A homossexualidade não existe porque uma pessoa queira mas sim porque está dentro de quem o é. Por isso, no meu ponto de vista, não precisa de exibições.

Ser-se homossexual ou gay para mim, genericamente, é sinónimo de sentimento, paz, ajuda ao próximo e bem estar emocional. O termo ‘bicha’, que não gosto, é muitas vezes utilizado por pessoas pouco estruturadas, viciosas e sem reconhecimento social. Cada um terá o seu ponto de vista, este é o meu e será sempre o meu. Enfim, acho que os termos ‘homossexual’, ‘gay’ deviam fazer parte do vocabulário de qualquer pessoa educada quando se dirige a um homem com tais sentimentos, os termos ‘bicha’, ‘tricha’,‘pane..’ deviam ser punidos quando usados abusivamente.

 

Sei que estou a ser um pouco longo, mas este tema assim o exige. Os homossexuais, e volto a repetir, quando bem estruturados e de bem com a vida, dão imenso glamour à vida e aos seus amigos. Uma festa com homossexuais com estas características é sempre um sucesso. Ao longo da minha vida, tenho conhecido imensas mulheres e alguns homens que para com a minha pessoa desabafaram os seus problemas mais íntimos pois sabem que sou uma pessoa que sei ouvir e guardar sigilo das coisas que me contam. Não sei se é pelo meu sentimento, mas mais depressa desculpo uma falha de um amigo para comigo do que de uma amiga.

A homossexualidade não é uma doença. É uma forma de estar na vida e que nasce com as pessoas. Sou daquelas pessoas que rejeita o facto de se dizer que está na moda ser gay. Como pode estar na moda algo que nasce com as pessoas que o são?

 

Tenho mais três irmãos homens que comigo partilharam os mesmos pais e a mesma educação. Têm outra orientação sexual e confesso-vos que, no dia em que lhes comuniquei os meus sentimentos, da parte deles só recebi palavras de apoio. Claro que já tive desgostos afectivos, quem não os teve?

 

Cada ser humano no seu registo.

 

Cada ser humano com o seu gosto.

 

Cada ser humano com os seus sentimentos.

Mas na firme certeza que todos os sentimentos devem de se respeitados !

 

Todos somos seres humanos e os sentimentos são inerentes a todos nós, como tal devia sempre existir um sentimento comum a todos - o respeito pelo outro. E lembrem-se sempre, a homossexualidade não é uma doença e muito menos é contagiosa.

 

Eu costumo dizer , se não conheces o porquê de um homem ser homossexual : NÃO JULGUES  !

Se não concordas , RESPEITA !

 

E assim me despeço

 

Duarte de Lemos e Menezes

 

Algumas das imagens que servem de ilustração para as postagens do site e do Blog do  SR. Duarte Menezes não são de nossa autoria. Caso alguma delas seja sua e você desejar a remoção , fale conosco!

 

Tema:

 

Homenagem à minha Cadelinha Jacky !

71 º

Introdução 

Morreu ontem , dia 21 de Novembro de 2015 , às 16 horas e 05 minutos na clínica veterinária do Doutor Vasco Cardoso, vitima de câncer pulmonar . Uma vida partilhada e vivida ao meu lado durante dez anos onde eu fui um privilegiado de ter tido tanto amor , dedicação e carinho da sua parte , bem como o seu companheirismo para comigo . 

Conhecia - me muito bem ! 

Sabia os momentos todos da minha vida . 

Acompanhou  - me nas várias mudanças , não podia ficar indiferente à morte de um ser que comigo coabitou e viveu !

Homenagem final  em jeito de crónica ! 

Como disse e escreveu em livro o poeta Manuel Alegre :

- “Cão como nós”

 

Pois é, nem 24 horas depois da morte da minha Jacky , companheira de vida de 10 anos e aqui estou a escrever a minha crónica semanal para o meu web site / blog onde fiz questão que fosse uma homenagem a ela ( Jacky ).

 

A Jacky foi abandonada juntamente com duas irmãs e sua Mãe, no jardim da Estrela em Setembro de 2005. Apareceram – me 2 jovens a tocar- me à porta de casa , pois sabiam o amor que eu tenho aos animais, pedindo – me para eu ficar com as quatro . Disse que não , ficaria com uma e optei pela preta . Baptizei-a com o nome de Jacky Kennedy  ( Em homenagem à minha ídolo Jacky Kennedy, brilhante primeira dama Americana ) ! Tinha sensivelmente 3 meses , pois foi o que o veterinário depois de vaciná - la e de fazer exames me disse . Estávamos no dia 5 de Setembro de 2005 . 

 

Jacky era muito especial , era muito territorial , de todos os meus cães era a mais próxima de mim , parecia a minha sombra , qualquer sitio da casa que eu me deslocasse , Jacky fazia questão de me acompanhar . Dormiu dez anos comigo na cama , era a minha companheira , tantas e tantas vezes começava a ladrar quando pressentia que já era noite , para eu ir para junto dela na cama.

 

Enfim , era muito ciosa de mim ! Quando chegava a casa era sempre a primeira a receber-me aos pulos com a cauda a abanar e num ladrar de alegria por eu estar de volta . Foram tantas as memórias , foram tantas as situações que não cabem aqui nestas linhas … Fica o companheirismo , a amizade e o grata que foi por ter a vida que teve .

Há 3 meses atrás , a Jacky , começou a ter sintomas de que algo não estava bem… a minha empregada , grande amiga dos meus cães , um dia telefonou-me à hora de almoço e disse – me que a Jacky estava a comer mal há uns dias e começava a achar que a sua respiração estava diferente . 

 

O que se seguiu foram idas ao veterinário, exames para aqui e para acolá , radiografias , TAC´S , injecções , sei lá ! Uma angustia imensa em mim para descobrir e tratar o que a minha cadela tivesse , de dia para dia , a Jacky ia dando sinais preocupantes e o seu estado de saúde ia – se agravando e eu continuava à espera dos resultados dos exames . Fomos para outra clínica , em Torres Vedras , que se chama ARISTOCÃO dirigida pela Patrícia Azevedo para confirmar os mesmos exames .

 

Os exames e os resultados chegaram com o seguinte diagnóstico :

- Um sopro cardíaco e uma infecção no pulmão esquerdo grave e em estado avançado , provocado por uma bactéria.

 

Nesta altura a Jacky já não comia por ela, era alimentada como foi até ao fim por seringas , comia duas a três seringas por dia .

No domingo passado , a sua respiração piorou … estávamos na rua os quatro e a Jacky não conseguia andar , voltei imediatamente para casa e telefonei para o Doutor Vasco Cardoso , seu veterinário de toda a vida para me receber a que horas pudesse .

 

Mandou – me lá estar às 18 horas na sua clínica e assim o fiz juntamente com a Jacky . Depois das análises efectuadas ao sangue e altamente medicada e injectada , a Jacky veio com melhorias para casa , mas com o prognóstico de que algo se estava a passar de errado , tanto a nível de pulmões como a nível de fígado . A medicação foi alterada e reforçada , posso – vos dizer que eram 8 comprimidos por dia , duas colheres de xarope que a Jacky estava a tomar para o fim e sempre alimentada à seringa .

 

Nesta ultima semana deixou de vir à porta receber - me quando eu chegava a casa e deixou de ir à rua dar os passeios habituais com a minha empregada e com os meus outros 3 cães . Apenas se levantava para ir ao jardim, terraço ou pátio de casa fazer as suas necessidades .

Foi uma semana difícil e dolorosa … percebia que o fim estava a chegar para a Jacky . Na noite de quinta  para sexta e de sexta para sábado não consegui dormir , tais eram os sons agudos que saiam da sua respiração . No sábado tinha a minha agenda muito cheia de marcações das minhas clientes , mas resolvi telefonar a três clínicas diferentes e marcar três radiografias novas para ter certezas dos resultados. Saí de casa por volta das 8 horas da manhã , com a minha cadela numa angustia e numa aflição de meter dó ! Às 8h e 30 mn da manhã chegou a senhora Embaixatriz Americana em Portugal previamente marcada e vinha acompanhada da sua cadela . Nunca a senhora Embaixatriz tinha vindo ao cabeleireiro com a sua cadela, é uma caniche branca apetitosa e interpretei aquilo como um sinal ... de seguida telefona – me o meu amigo Vitor Marques Martinho a comunicar que a sua cadela também ela estava internada há três dias e iria voltar para casa pois tinha tido alta do veterinário .

 

Começava a interpretar que era o segundo sinal … A manhã prosseguiu com o trabalho marcado e todas as senhoras iam perguntando à minha equipa o que é que eu tinha. Não me apetecia falar , muito menos contar este historial que estava a viver há 3 meses, apenas respondia que pressentia que tinha uma cadela a morrer .

 

As minhas clientes conhecem – me e sabem da paixão e do amor que eu nutro pelos meus cães.

 

Por fim chegou a Maria do Céu Garcia , a última cliente marcada e senhora que gosto imenso e como é uma cliente muito próxima e especial contei – lhe a situação … Atendi a Maria do Céu e depois corri para casa e pedi à minha empregada que se fosse embora , pois eu ia para os veterinários com a Jacky . Não tinha dito a ela nem a ninguém que tinha marcado três veterinários para a Jacky . 

Às 14 h e 15 mn chego ao primeiro veterinário na clínica de São Bento , foi feita a radiografia e o TAC e ao fim de 45 minutos chegou – me o pior resultado possível, tendo dois veterinários dirigindo – se a mim e a primeira coisa que me disseram foi :

 

- “ Abata a cadela , porque o câncer pulmonar é muito extenso , à um pulmão que já não funciona e o outro pulmão só funciona a 20 % . Há metástase por todo o lado ! “

 

Eu disse que não e que iria para outras clínicas confirmar esse prognóstico !

 

Chego à clínica do Doutor Vasco Cardoso , previamente marcado por volta das 15 horas e 45 minutos. A Jacky estava péssima , a sua respiração era tão ofegante , o seu andar era ténue tendo eu posto ela ao meu colo . No Doutor Vasco Cardoso o resultado confirmou – se igual ao primeiro… Tentei tudo e pedi ao Doutor Vasco Cardoso que ao menos me deixasse levar a Jacky para casa para se despedir dos irmãos , da minha empregada e durante a semana tratávamos ... de por termo ao seu sofrimento . Quero aqui agradecer publicamente tudo o que a minha empregada fez pela Jacky durante dez anos , bem como a dedicação que tem aos meus outros cães.  A jacky era o cão preferido dela, era a sua sombra. E não quero aqui entrar em detalhes , o quanto angustiada ela se encontra. Obrigado por tudo !

 

Contra a sua vontade o Doutor Vasco Cardoso colocou a Jacky a soro em cima da marquesa , deu – lhe duas injecções e começou a injectar nas suas veias , cortisona para ver se aliviava as dores , bem como a respiração , pois eu fazia questão de levar a Jacky comigo para casa.

Ao fim de 30 minutos o Doutor Vasco disse – me o seguinte :

 

- “ Gosto tanto de si , pois já – lhe vi morrer dois cães que estão sepultados na minha quinta e não vou permitir que você leve a Jacky neste estado para casa . Vou colocar fim ao seu sofrimento e ainda hoje a vou enterrar à minha quinta aonde estão os seus dois outros cães , o Dior e a Kelly , sepultados .” 

 

Nesse momento apoderou-se de mim um choro e um vazio imenso , abracei – me à Jacky que estava em cima da marquesa e disse – lhe baixinho no seu ouvido :

- “ Vais descansar ao pé do Dior e da Kelly e um dia eu e os meus outros três cães ( Fényx , a Mary e a Maya ) vamos ter convosco e estarmos todos juntos de novo para darmos as nossas passeatas e fazermos as nossas brincadeiras . “

 

Retirei – me por 5 minutos para o Doutor Vasco dar a injecção final ao sofrimento da Jacky  (Eram 16 horas e 5 minutos do dia 21 de Novembro de 2015 )! Ao fim desse tempo o Doutor Vasco chamou-me e pediu se eu queria vê-la pela ultima vez já morta . Enchi –me de coragem e entrei naquela sala de operações e ali estava a Jacky morta , serena e muito bonita . Pedi que fosse embrulhada numa manta azul que tinha levado e eu próprio a tapei com a manta . Custou - me tanto este momento , chorava , soluçava compulsivamente ... 

 

Sabe Deus como eu me sentia ... 

 

De seguida o Doutor Vasco pegou no corpo da Jacky e colocou-a numa caixa própria para ser sepultada . Quis estar sozinho nesse momento . Nos momentos mais difíceis da minha vida jamais os compartilho . ( É feitio e é a minha forma de estar na vida )

Saí da clinica do Doutor Vasco sozinho , tinha deixado para trás a Jacky . Coloquei os meus óculos escuros no rosto e fui andando por aí … ao fim de 1 hora e 30 minutos percebi que estava perto das Amoreiras.

Nesse instante duas amigas telefonam - me pois souberam do sucedido e vieram ao meu encontro . 

Por fim cheguei a casa e abraçei-me compulsivamente e debaixo de um choro imenso aos meus outros três cães ( Fényx , Maya e Mary ) 

 

Quero terminar esta crónica dizendo que os cães têm sentimentos !

 

Nessa noite a minha cadela Mary subia e descia as escadas ( tenho 3 pisos em casa ) , à procura da Jacky , pois as duas estiveram 9 anos juntas e eram as únicas que dormiam comigo na cama , por vezes compartilhavam a mesma alcofa . Hoje por volta das 8h da manhã o Fenyx apareceu – me com a trela na boca debruçando –se sobre a minha cama lambendo - me a cara e colocando a sua pata em cima do rosto para eu parar de chorar e ir para a rua com eles . O que os meus cães têm feito nestas 24 horas , bem como as suas atitudes não me surpreendem , pois sou a prova viva que os cães são inteligentes , conhecem os seus donos , percebem a dor e presentem os momentos ...  

O resto ... não quero partilhar , apenas quero dizer como um dia alguém escreveu :

 - " Hoje eu Duarte de Lemos e Menezes atingi a temperatura das lágrimas "

Sim , é verdade , não quero ser mal interpretado , mas penso que só me altero e choro desta forma na morte dos meus cães , pois o que me úne a eles é tão forte , é tão grande , envolve tanto sentimento que me podem criticar , mas são os filhos que eu não tenho e que nunca terei .

 

Para mim , perder um cão é igual a perder um filho !

Chega ao fim uma linda história de amor, partilhada e vivida com a Jacky que fiz questão de estar presente ao seu lado até ao fim !

 

Nunca a abandonei, talvez tenha sido das decisões mais difíceis de tomar da minha vida : Mandá - la abater !

Mas sinto que fiz a melhor escolha para acabar com o seu sofrimento , pois o estado em que ela estava já não era viver  e como eu lhe susurrei ao seu ouvido ainda viva um dia vamos estar todos juntos de novo.

 

Até sempre Jacky !

Sei que juntamente com o Dior e a Kelly eu tenho a partir de ontem , três estrelinhas no céu a intercederem por mim .

Fiquem bem e pensem nesta frase:

 - " A MORTE É TRANQUILA FÁCIL E RÁPIDA, POR VEZES A VIDA É MAIS DIFÍCIL "

 

Até para a semana !

Duarte de Lemos e Menezes

 

Algumas das imagens que servem de ilustração para as postagens do site e do Blog do  SR. Duarte Menezes não são de nossa autoria. Caso alguma delas seja sua e você desejar a remoção , fale conosco!

 

Tema:

 

Monólogo  !

70ª Crónica

Lisboa

 08-1-2015

13hH 10MN

70 º

Hoje a minha crónica é em jeito de monólogo !

 

Hoje quis e fiz questão de fazer este monólogo comigo próprio, isto é o Duarte de Lemos Menezes, meu nome de baptismo e que poucos conhecem … e o Duarte Menezes que muitos conhecem , mas poucos percebem.

 

Duarte de Lemos e Menezes : O que pensa sobre o Facebook ?

 

Duarte Menezes : Olhe no princípio era divertido , isto é há 5 anos atrás quando me inscrevi no facebook era simpático e uma forma de reencontrar pessoas com que no passado me dei e igualmente uma ferramenta óptima para divulgar o trabalho . Só tinha na minha lista pessoas que conhecia pessoalmente (família , clientes e amigos ) .Hoje em dia perdi o controlo da minha lista , pois nunca vi 60 % das pessoas ( Era inevitável depois de lançar o meu web site/blog.  Penso que hoje em dia o facebook se tornou chato , maçador , provoca muitas invejas e por vezes parece que entramos num mundo de depressão e de pessoas com " egos desmesurados ".

 

Duarte de Lemos e Menezes : Então é por isto que tem estado mais afastado do facebook ?

 

Duarte Menezes : Em certa parte sim , pois considero que existe muita maledicência , gente frustrada e sem uma vida digna de ser publicada ou de ser partilhada. Por outro lado apeteceu – me descansar dessa rede social, pois tenho uma vida muito ocupada , profissionalmente muito preenchida e de vez em quando vou fazer mais pausas no facebook , pois não me estou a rever neste conceito de " linguas - viperinas "  e de egos desmesurados que o facebook está a entrar a passos largos . São poucas as páginas que me dão prazer ver e ler os seus conteúdos. 

 

Duarte de Lemos e Menezes : O que pensa sobre o António Costa, secretário geral do PS ?

 

Duarte Menezes : Acho que estamos perante um homem que quer o poder a todo o custo. Pelo que li, nos tempos de estudante a sua lista , o qual é chefiada por si para a Associação de Estudantes , perdeu e ele não se ficou ! A forma como ele chegou a líder do PS ( Partido Socialista ) atropelando o antigo secretário geral António José Seguro que também diz muito do seu carácter e agora que perdeu as eleições , não se contentou e está a fazer um acordo à esquerda para ser Primeiro Ministro. A isto eu chamo um homem sem pudor e com uma ganância enorme de poder a todo o custo e depois ouve - se ele dizer que :  "... isto é sinal de uma democracia madura ". Eu chamaria a isto ganhar na secretaria o que se perdeu nos votos populares. Uma vergonha o que se está a passar e que vai deixar marcas na sociedade , em futuras eleições e penso que o pós António Costa , o PS será um partido estilhaçado . 

 

Duarte de Lemos e Menezes : Acredita nesta coligação dos três partidos de esquerda para governar o País ?              ( Partido Socialista , Bloco de Esquerda e Partido Comunista Português )

 

Duarte Menezes : Como é óbvio não acredito nem acho eticamente correcto , pois são três esquerdas completamente diferentes e até tenho a certeza que não vai funcionar e que vamos ter novas eleições para o ano . Não me quero alongar sobre esta pergunta uma vez que vai haver novidades na terça - feira. 

 

Duarte de Lemos e Menezes : O que pensa sobre esta sociedade que se mostra nas revistas do chamado  "jet set " ?

 

Duarte Menezes : Penso que existe de tudo , mas 80 % das pessoas que frequentam estes eventos não têm conteúdo intelectual nem profissional , então unem- se e juntam – se na ânsia de serem famosos sem nada fazer. É uma forma de viver e muitos até sei que fazem dos eventos o seu sítio para comerem. Salvam - se algumas pessoas ( poucas ) que ainda esbanjam alguma educação e glamour nos ditos eventos. O verdadeiro e elitista  "jet set " não se mostra actualmente nas revistas cor - de - rosa .

 

Duarte de Lemos e Menezes : A sério ? Mas o que está a dizer é mesmo verdade que vão aos eventos para comer ?

 

Duarte Menezes : Sim é verdade ! É algo que se comenta e que todas as pessoas o sabem, como é óbvio não lhe vou fornecer nomes por aqui … mas todas as pessoas comentam e sabem quem são …

 

Duarte de Lemos e Menezes : O que pensa sobre a homossexualidade ?

 

Duarte Menezes : Resumidamente é uma forma de amar alguém do mesmo sexo , que vai para além do sexo , envolve sentimentos , partilha e projectos de vida . Só concebo a homossexualidade sobre este prisma .

 

Duarte de Lemos e Menezes : Já agora desculpe perguntar , mas tem alguma relação ?

 

Duarte Menezes : Digamos que não … mas tenho alguém especial com que partilho afectos e com que me sinto bem desabafar , conversar , etc , etc.

 

Duarte de Lemos e Menezes : De um modo geral o que pensa sobre as amizades actualmente ?

 

Duarte Menezes : Claro que ainda existem amizades verdadeiras , mas de uma forma geral são muito ténues estas amizades actuais, são chamadas as amizades por conveniência . Mas eu ainda quero acreditar que existem amigos verdadeiros e eu até tenho a certeza que tenho amigos verdadeiros ( poucos ) . Acho que as amizades verdadeiras precisam de tempo e de situações difíceis para se por à prova . As amizades de infância são por norma mais seguras !

 

Duarte de Lemos e Menezes : Sei que tem um grande amor aos seus cães, que neste momento são quatro , mas eu ouvi dizer que a Jacky tem andado doente !

 

Duarte Menezes : Sim , os meus cães , são grandes companhias, é uma forma diferente de trocar afectos, são grandes amigos e tenho uma relação muito próxima com eles. A minha Jacky , tem andado , há 2 meses doente … Está altamente medicada diariamente, está diagnosticado o problema … e andará por aqui até Deus querer, na firme certeza que da minha parte lhe darei todas as condições de vida. É um assunto que não me quero alongar mais …

 

Duarte de Lemos e Menezes : Aproxima – se o Natal ! Gosta da época Natalícia ?

 

Duarte Menezes : Sim , posso dizer que amo o Natal e quando digo AMO é com todas as letras ! Vou – lhe contar um episódio :  Uma semana antes do meu Pai falecer chamou todos os meus irmãos e pediu – me , na presença de todos , para enquanto eu for vivo e ao longo da minha vida juntar sempre os meus irmãos nessa mesma data . É isso que eu tenho feito há mais de de 20 anos , ano após ano, Natal após Natal , junto os meus irmãos em minha casa e celebramos o Natal . Gosto de enfeitar a casa com toda a decoração que é inerente a essa época. 

 

Duarte de Lemos e Menezes : O Natal também é um tempo de partilha ?

 

Duarte Menezes : Sim é uma época onde por norma estamos mais sensíveis. De uma forma geral as pessoas estão mais dispostas a ajudar os mais necessitados, mas posso - lhe dizer e sem entrar em detalhes , que ao longo do ano faço sempre as minhas caridades. No Natal talvez seja mais visível !

 

Duarte de Lemos e Menezes : Muitas pessoas têm curiosidade sobre si ! Para terminar gostava que se descrevesse um pouco !

 

Duarte Menezes : O que lhe poso dizer ? Sou um homem com 45 anos de idade , completamente resolvido a nível dos meus sentimentos mais íntimos , sou um homem apaixonado por aquilo que faço , a minha profissão , ao qual me dedico uma média de dez horas por dia . Ao longo da minha vida tenho pautado a minha carreira com bastante rigor , costumo dizer que só tenho horas de entrada e tudo o que consegui na vida foi graças ao trabalho . (AMO AS MINHAS CLIENTES e tenho verdadeiras amigas em cada uma delas )

Penso que sou uma pessoa bem disposta , alegre , com uma energia inesgotável , não tenho bom feitio , não deixo uma resposta por dar , pode não ser no momento , porque os anos assim me ensinaram , sou católico convicto , no campo da politica considero que as minhas ideologias estão no centro e a nível de desporto tenho como paixão o Futebol Clube do Porto. Adoro cozinhar , costumo dizer que se não fosse cabeleireiro era cozinheiro, amo flores e considero – me vaidoso e gosto de ser coquette !

 

Duarte de Lemos e Menezes : Quer deixar alguma mensagem para os seguidores do seu web site/ blog e para os leitores das suas crónicas, bem como os seus amigos/a do facebook ?

 

Duarte Menezes : Sim ,vou deixar uma mensagem para todos e com a carga que estas palavra têm , quem for inteligente vai perceber  e passo a citar :

Se não gostam de mim , respeitem – me, se não gostam do que eu publico removam a amizade e se não me conhecem não me julguem ! Critiquem – me naquilo que quiserem , na firme certeza que quando criticarem lembrem – se do seguinte : Este homem , com defeitos e com virtudes , não vive uma vida de personagens e é um trabalhador nato .  

 

 

PARA MIM DUARTE DE LEMOS E MENEZES E DUARTE MENEZES A VIDA SÓ FAZ SENTIDO SER VIVIDA, NÃO BASTA EXISTIR ! IT´S MY LIFE !

 

Uma boa semana para todos !

 

Duarte de Lemos e Menezes

 

Algumas das imagens que servem de ilustração para as postagens do site e do Blog do  SR. Duarte Menezes não são de nossa autoria. Caso alguma delas seja sua e você desejar a remoção , fale conosco!

 

Tema:

 

 

Autenticidade !

Crónica semanal , Duarte Menezes

69ª Crónica

Lisboa

 01-11-2015

14hH 10MN

69

Hoje resolvi escrever sobre autenticidade !


 

Sermos nós próprios, sermos autênticos, termos personalidade sempre num registo de autenticidade e como é óbvio na minha perspectiva o que eu penso sobre este tema.

 

Tenho consciência que nem todas as pessoas conseguem ser autênticas na sua forma de pensar, agir e estar. Por motivos diferentes, no plano laboral , nem sempre podemos dizer o que pensamos , pois podemos cair nas represálias de um chefe ou de um superior.

 

No plano familiar também percebemos que às vezes mais vale estar calado e deixar de ser autêntico para não abrir feridas que ficam para o resto da vida.

 

No plano social e das amizades então ai meus queridos amigos a autenticidade vai sendo uma raridade. Com medo de se perder convites para festas de sociedade, muitas pessoas não dizem que não e mesmo doentes são capazes de ir aos ditos eventos. Chegando lá a autenticidade ainda diminui mais , pois tal é o cinismo e a falta de amizade que existe nestes ambientes.

 

Já tenho escrito várias vezes o quanto não me revejo neste social cor- de- rosa, que de cor-de-rosa nada tem e aonde é nos muito difícil ser autênticos. Digo isto com total franqueza e honestidade, também já embarquei nessa forma de pensar e agir até aos 39 anos de idade. Aceitava todos os convites, dava – me com quase todos os tipos de pessoas, cheguei a entrar em desabafos que mais tarde me saíram caros. Posso - vos dizer, como já escrevi anteriormente, que alguns casos até foram públicos nas revistas cor- de-rosa...

Os anos passaram e eu amadureci e tornei - me mais autêntico para comigo ! Passei finalmente a gostar de mim com todos os defeitos que tenho.

 

Tudo mudou e a partir daí no dia em que comemorei 40 anos de idade, resolvi afastar-me desse tipo de pessoas e ambientes. Hoje, só frequento e só aceito convites de quem eu gosto. É um alivio e um bem estar interior não ter que estar presente, pois não aceito os convites de pessoas que não conheço ou que pouco conheço e que tenham a ousadia de me convidar. ( Passei a ter paz psicológica )

NÃO PRECISO DE APARECER, PARA TER CLIENTES E PARA TER UM NÍVEL DE VIDA ACEITÁVEL.

 

ESTAMOS ENTENDIDOS ? Penso que perceberam !

 

Tenho a minha carreira de 25 anos e amo aquilo que faço ! É daí que vem o meu sustento ! Ter coragem , ser autentico e ultrapassar todos os dias os objectivos da minha vida a que me proponho. A autenticidade às vezes paga – se caro, ser autêntico na diferença é algo que não está ao alcance de todos e isso venha quem vier para me contrariar, pois se existem certezas que tenho é que ser autêntico não é para todos .

 

Vou usar um termo popular : Hoje em dia não "papo grupos" de gente que a única coisa que quer de mim é os mais variados interesses… Não me revejo nesta falta de carácter e de desonestidade para com as amizades que abundam neste meio social e aqui também no facebook .

É preciso ter coragem e ser autentico para todos os dias, do dia 1 ao dia 30, de Janeiro a Dezembro, postar diariamente o meu look e posso - vos garantir que não uso nada emprestado. Tudo que visto e uso é fruto do meu trabalho e da minha autenticidade para com as minhas clientes.

 

Considero – me um homem feliz, pois trabalho naquilo que gosto e ainda me pagam pela minha arte ! Aqui um muito obrigado e um beijo especialíssimo às minhas clientes que me acompanham há 20 e 25 anos.

Para um ser humano ser autêntico é preciso ter passado por muitas coisas desagradáveis na vida , ver perder os seus pais ( tinha 17 anos ) e ter a coragem de romper com esse lobby da sociedade ( cor-de-rosa) foi a minha grande mais valia, pois como já disse acima não preciso dessas pessoas para viver, muito menos de ir a estes eventos para ter trabalho. 

 

Nesse meio do social , poucos podem dizer isto : EU NÃO PRECISO DE APARECER , PARA SER  CONHECIDO E RECONHECIDO PELO MEU PROFISSIONALISMO !

Poucos podem dizer isto e eu hoje posso dizer !

 

Tudo graças a uma carreira que construí, ao artista que me tornei e a responsabilidade na autenticidade que tenho para com os meus compromissos das minhas clientes , colaboradores e fornecedores. Trabalho dez a doze horas por dia, descanso ao domingo e só consigo tirar dez a quinze dias de férias por ano .

Orgulho – me de conseguir respeitar todos os meus compromisso com todas as pessoas, fruto claro do meu trabalho que não me canso de escrever.

 

 - Tenho a vida que tenho !

 - Não tenho uma vida do faz de conta !

 - Tenho uma vida de trabalho intenso com os pés bem assentes na terra , ciente que a autenticidade a e honestidade são os meus principais aliados juntando ao meu brio profissional.

Ser autêntico é algo comum a quem está bem resolvido em todos os sentidos da sua personalidade e sem me gabar posso – vos dizer que eu sou um homem muito bem resolvido.

 

Muitas pessoas que nos rodeiam, têm uma vida de personagens ... E o Facebook pode ser um bom exemplo !

 

Tenho certezas absolutas do que não quero para mim !

As dúvidas tenho - as às vezes naquilo que quero !

 

Fazer caridade com honestidade e no anonimato também é algo que estas pessoas do social pouco conseguem. Só Deus sabe o que tem sido a minha luta diária ao longo dos meus 45 anos de vida e por isso às vezes não percebo como existem pessoas que sabem mais de mim do que eu próprio.

Costumo dizer que o bom dos boatos é que ficamos a saber coisas de nós próprios que nunca se passaram nem nunca aconteceram .

 

A autenticidade é um dos valores mais nobres que um ser humano pode ter. Dizer a uma pessoa , como por exemplo, a um ex- amigo/a, a um ex-companheiro/a: - "Você já não me diz nada, é melhor cada um seguir o seu caminho !"


É algo que poucos têm a autenticidade de dizer !

 

Também sei que não tenho um bom feitio e não faço questão de o dizer que tenho, mas assumo como já várias vezes o escrevi que não é fácil de lidar comigo , pois sou exigente, autónomo , independente mas sei reconhecer quando não tenho razão. Costumo dizer que prefiro ser autêntico do que viver personagens que não me identifico e nem sempre pensei assim , mas a partir dos 40 anos, como escrevi acima, e devido a vários factores comecei a pensar e a viver nesse lema de vida.

 

Não quero agradar a todos e sei que alguns que se dão comigo são os principais contadores de histórias para não dizer outro nome ...

 

SOU O QUE SOU, NESTE REGISTO E NESTA PERSONALIDADE QUE É A MINHA !

Gosta quem gosta,  segue quem quer , mas cada vez são mais a seguir o meu web site/blog e a minha página do Facebook . Quem não se revê tem o direito de criticar , mas com uma chamada de atenção e digam sempre: Este tipo não vive de personagens , tem uma carreira e trabalha como poucos nesta profissão. Estamos entendidos ? 

 

A autenticidade traz estes dois adjectivos : A VERDADE E A CRITICA !

 

Quero terminar escrevendo que todos nós podemos ser humildades, autênticos , elitistas ( sem ser pretensioso ), snobes ( sem sermos arrogantes ) e é preciso ser muito inteligente para perceber e diferenciar esta autenticidade !

 

E assim me despeço ,

 

Até para a semana !

 

Duarte de Lemos e Menezes

 

Algumas das imagens que servem de ilustração para as postagens do site e do Blog do  SR. Duarte Menezes não são de nossa autoria. Caso alguma delas seja sua e você desejar a remoção , fale conosco!

 

MORADA DO CABELEIREIRO

RUA JORGE ALVES Nº 28 LOJA B 

CONDOMÍNIO DO QUELHAS

 CÓDIGO POSTAL: 1200-873 LISBOA

TELEFONE : 21 397 07 30

TELEMÓVEL: 932424143

SALAODALAPA@GMAIL.COM

 

  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

ENCONTRE - NOS (SALÃO DA LAPA)

bottom of page